segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Vestido Azul...

Ai gente eu tô muito reflexiva esses dias, e li esse texto que achei que têm tudo haver com o meu momento, tipo aquela coisa que precisamos dar o primeiro passo...
Antes de dividir o texto com vcs, preciso contar que ontem conversei com minha amiga querida linda Taty do blog Construindo Nosso Lar, que anda muito sumida né?! E o mais legal é que a gente se viu via web cam, o que me deu mais vontade de conhecê-la pessoalmente e abraçá-la muitão. Te amo miga vê se volta pro blog!!
Quero agradecer tb todas as demonstrações de carinho e amizade no meu post anterior, vcs não têm idéia de como fiquei feliz! Amo muito vcs!!!
Agora vamos lá...

"Num bairro pobre morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram muito velhas e maltratadas. O professor, que ficou penalizado com a situação da menina, separou algum dinheiro do seu salário e, embora com dificuldade, resolveu comprar um vestido novo para ela. A menina ficou linda no vestido azul.
Quando a mãe viu a filha naquele vestido azul, sentiu que era lamentável que sua menina, vestindo aquele traje novo, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos e cortar suas unhas.
Quando acabou a semana, o pai falou:
- Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal ajeitarmos a casa? Nas horas vagas, eu vou dar uma pintura nas paredes, consertar a cerca e plantar um jardim.
Pouco depois, a casa se destacava na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e também arrumaram as suas casas, plantaram flores, usaram pintura e criatividade. Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado.
Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito expor suas idéias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão que iria estudar os melhoramentos necessários ao bairro. A rua de barro e de lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou outra vista.
E tudo começou com um vestido azul, doado por um professor. Ele não tinha a intenção de consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. O professor fez o que podia, deu a sua parte. Fez o primeiro movimento que incentivou e motivou outras pessoas a lutarem por melhorias."


Autor Desconhecido
Será que cada um de nós está fazendo a sua parte no lugar em que vive?
Por acaso somos daqueles que somente apontamos os buracos da rua, as crianças à solta sem escola e a violência do trânsito?
Lembremos que é difícil mudar o estado total das coisas. Que é difícil limpar toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada. É difícil reconstruir um planeta, mas é possível dar um vestido azul. Há moedas de amor que valem mais do que tesouros bancários, quando endereçadas no momento próprio e com bondade.
Pense nisso...

5 comentários:

  1. Esta história nos ensina muitas coisas, mas eu a vejo ao contrário... é que temos que começar a mudança em nós mesmos...é de dentro para fora!!Não espere o vestido azul, encha-se de forças e prossiga!!Um passo de cada vez e... crescemos!!Que a mudança comece de nós mesmos!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. texto lindo ... acredito que as transformaçoes ocorrem de dentro pra fora , da minha calçada para todaa rua ... bjim iluminado

    ResponderExcluir
  3. Essa história realmente é inspiradora e pra mim caiu como uma luva,pq estou passando por mto problemas em meu prédio ,é obra na minha porta que faz uma sujeira ,é entulho jogado no corredor,ou seja um caos e eu desde domingo resolvi não reclamar mas ,acordo varro a minha porta até o final do corredor,comprei um quadro de cortiça pra colocar os recados...enfim to fazendo o que posso,e sabe de uma coisa???Vou imprimir esse texto e coloca-lo no mural...vai que da jeito né?????Tauna te amooooooooooooooooooooo
    andyson2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, eu já tinha lido esta história na faculdade, é linda mesmo e nos faz refletir.
    Bjinhos!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi sumida, cadê seus posts de todo dia?tá vendo acostuma a gente mal aí a gente sente falta.

    Obrigada pela visitinha
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho!! Seu carinho me deixa mais FELIZ!!