terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Anjos na Terra...

Nessa minha vida corrida, de olhar muitas vezes apenas para o meu próprio umbigo, de fugir de noticiários que muitas vezes me deprimem, acabo ficando apática a alguns fatos que acontecem pelo Brasil afora.
Agora pela manhã ao ligar a televisão, me deparei com uma história que desconhecia, no programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, estavam mostrando uma menina de 19 anos, Railane, ex moradora de rua. Mas quem é Railane? Me perguntei.
Fiquei ali parada tentando entender os acontecimentos, e minha surpresa foi enorme quando a apresentadora explicou como essa jovem ficou conhecida.
Acredito que muitas já conheçam a história e muitas como eu, fugitivas de fatos que não queremos presenciar, que queremos fingir não existir, tapam os olhos para as crueldades do mundo e tentam viver no "país das maravilhas".
Apesar de ter o pé no chão, tento viver como "Alice" e pintar um mundo meu, acho que esse é o verdadeiro motivo do meu blog, fazer dos meus dias mais doces e trazer pra cá o colorido da vida, a razão pela qual eu existo que é acreditar nas pessoas e saber que o amor ainda existe no coração da maioria, que apesar das adversidades do dia a dia, ainda podemos ser feliz e presenciar a solidariedade.
No mês de Dezembro de 2009, durante a ida a um supermercado em São Bernardo do Campo, por um descuido dos pais, a pureza da criança e o libido do maníaco sexual fizeram resultar numa quase trágedia. A filha de quatro anos de um casal que estava com a irmã de onze anos foi retirada de dentro do supermercado por um pedófilo e levada a um matagal, e só não sofreu um estupro (volência que está se tornando diária na vida das pessoas), pois Railane de Jesus foi verificar o que estava acontecendo ao ser avisada por uma outra senhora (moradora de rua), que um homem havia adentrado o matagal com a criança, assim, tomada por um instinto materno e de solidariedade, partiu para cima do homem com uma pedra, sem pensar nas consequências, apenas que precisava salvar aquela frágil criança a implorar por socorro, e apesar de receber um soco no rosto, conseguiu que o homem partisse correndo.
Uma moradora de rua, usuária de crack, suja, que não têm casa, utensílios, roupas, que foi privada pela sociedade e que teve tudo confiscado pelo destino mas que não perdeu seus instintos naturais de fé, solidariedade e compaixão humana apesar do frio e da chuva debaixo de seu viaduto inferno.
Não tenho dúvidas de que Deus usa a sua linguagem nas simples ocorrências para mostrar-nos o quanto é Supremo. A cada dia me convenço mais que: "As pessoas certas, na hora certa e nos lugares certos só se encontram por obra de Deus. São anjos da guarda na Terra".
Quantas Railanes existem nesse mundo? Quantas pessoas estão nas ruas jogadas a própria sorte, sem uma oportunidade, sem uma mão amiga.
Quantas vezes passamos por essas pessoas que se encontram muitas vezes estiradas em nosso caminho, e se quer as olhamos, por receio, medo, preconceito, esquecemos que elas também são depositárias de valores humanos inalienáveis que às vezes subestimamos, sua condição de carência é apenas um detalhe momentâneo, por dentro de um corpo imundo pode estar uma alma tão ou mais limpa do que imaginamos.
E quando paro para pensar em quantas Railanes estão por aí invisíveis, mal compreendidas e abandonadas pela sociedade, fico triste, porque me sinto de mãos atadas.
Railane quando salvou a menina de quatro anos, salvou a si mesmo, pois abriram-se portas para que ela saisse das ruas, se desintoxicasse e fosse inserida na sociedade como parte pertencente a ela e não mais um número de vítima das drogas.
Eu me orgulho de pessoas assim, como Railane que não se assustam com a profundidade do buraco em que cairam, e que se agarram a primeira corda jogada para sair dali e recomeçar.
É amigas acho que essa história me fez rever conceitos e desejo de todo coração que tenha tocado vcs tanto quanto me tocou.
Não posso mentir que sou daquelas que muitas vezes atravessa a rua quando vê alguém maltrapilho e sujo, mediante a violência da cidade em que vivo e das coisas que vemos pelo Brasil e mundo afora, não tinha como ser diferente, porém, a partir de agora vou analisar melhor essas pessoas, vou passar a respeitá-las mais como ser humanos que são e torcer para que não precisem passar pelo que a Railane passou para que possam ser vistas e ajudadas pela sociedade.
Bom... essa é minha mensagem de hoje, deixemos de lado a beleza do artesanato, dos móveis, dos ambientes e vivenciemos um pouco a beleza da vida.

14 comentários:

  1. Olá Tau, tem certos valores que não tem preço!!!
    Lindo seu texto!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. oi lindona fui sim...fui na casa da minah cunhada no condominio Cosmos...vc conhece?Adoro ir lá...que legal vc tem um cestinha igualzinha a minha?O que vc coloca dentro dela...rsrsrsr nossa como sou xereta não?.........responde se quizer viu Tau...vou entender..rsrsrsrs bjooooooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Tauana... não conhecia a história dessa moça. Quanto aos moradores de rua, é bom que saibamos que, na maioria das vezes, só uma coisa nos distancia deles. O dinheiro. Em todo o resto somos absolutamente iguais. Conheci casos de pessoas como eu e vc, que perderam seus empregos e dentro de poucos meses foram morar na rua. Uma tristeza sem fim! Enquanto morei em SP, tinha o costume de fazer a campanha do agasalho e pude presenciar numa noite de distribuição de cobertores um senhor que dormia no canteiro central junto com um outro. Ele usava ainda suas roupas limpas, tinha seus documentos no bolso da camisa e me explicou que estava desempregado. Eles dormem ao menos em dupla para evitar a violência. Nunca mais ele saiu da minha cabeça. Além daquele cobertor, nunca mais fiz nada por ele. É muito importante que tenhamos noção de que politicamente podemos agir de forma mais efetiva. Vc tem o email do seu deputado? Do seu vereador? Conte pra ele cada coisa errada que vc encontrar pela cidade e cobre dele uma solução. Faça o que estiver ao teu alcance mas nunca se permita deixar de cobrar que os outros tb o façam. Com a desculpa do "não adianta nada" nós deixamos ao relento muito mais seres vivos do que nossa dignidade nos deveria permitir! Excelente post! Parabéns! bjn...

    ResponderExcluir
  4. Oi Tau, acho que sou como tu, evito certos noticiários para não me deprimir, eu sei que a vida não é cor de rosa, mas eu gostaria de manter a minha nesta cor.
    Fiquei muito impressionada com o que tu contou, assim como tu, eu tb atravesso a rua ao ver pessoas maltrapilhas, mas é mais por medo, pois do fundo do coração eu sinto pena do a vida fez com elas.
    Acho que Deus sempre abençoa as pessoas com bom coração, foi o que aconteceu com a Railane!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  5. Oi Tau!

    Mas vc caprichou na postagem hj amiga. Essa menina Railane foi muito forte e, se Deus quiser, não voltará mais ao mundo das drogas.

    O que ela fez e o resultado em benefícios que está recebendo é aquela máxima do poeta de rua do Rio, o Gentileza: "gentileza gera gentileza"

    E essa gentileza podemos traduzir em ações como a dessa moça que se arriscou por uma criança que nem conhecia. Qtos fariam isso? Não há explicação para o que ela fez, a não ser a provável vontade de que não acontecesse com aquela criancinha o que provavelmente lhe aconteceu no passado...

    Que sirva de exemplo a todos nós que, no conforto de nosso e com tanta estrutura emocional, não saberíamos dizer se uma força como a da Railane surgiria dentro de nós num momento daqueles...

    E muito obrigada pelo seu imenso carinho amiga, pelas palavras lindas que disse no meu aniversário, pelo respeito, pela consideração, por tanto afeto.

    Essa internet realmente me emociona...

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom? Menina eu não vou usar as vassourinhas não, vou deixar enfeitando a lavanderia. kkk. beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  7. Oi linda.. pois eh, eu fiquei sabendo dessa história, e é muito tocante!
    Uma pessoa tão desapercebida da sociedade.. no entando, qnd alguém mais precisou ela estava lá.
    Isso é bom para nós aprendermos a dar mais valor nas pessoas.
    Beijão!
    Espero sua visita..

    ResponderExcluir
  8. Nossa Tauna, que história emocionante, choquei... fiquei emocionada e penso qtas vezes somos egoistas, e fechamos os olhos, para os necessitados..que estão a nossa volta.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Tau!Muito bom e reflexivo o teu texto.Sabe,eu tbm atravessava a rua quando via um morador de rua...sentia medo.Até que li um livro "O futuro da humanidade" e minha visão mudou a respeito deles e esse relato da Railane veio a firmar mais ainda o que penso dessas pessoas.Parabéns pelo texto flor,beijoss

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Eu conhecia a história da Railane, só não sabia que hoje a Ana Maria iria falar dela novamente. A última notícia que eu soube é que ela iria se tratar, mas não soube mais como ela estava...

    Vou no site ver se vejo algum vídeo...

    ResponderExcluir
  11. Cheguei ao blog através dos "Alertas do Google". Achei interessante a imagem que faz do blog, como um canto para escrever o que quiser, no seu mundo das maravilhas e, nesse texto, ressaltar os heróis, histórias que tiveram um bom final num blog das mil e uma noites...

    ResponderExcluir
  12. Oii
    É a realidade mesmo, eu vi a reportagem também nossa me partiu o coração até chorei sou muito emotiva e com um caso desses emocionada qualquer pessoa.
    Parabéns amiga por relatar isso e não se julgue ou se condene por mudar de calçada vc esta apenas fazendo o que a sociedade nos ensina, a fingir que aquilo não existe.
    Mas só de a gente já sentir e ver que como diz vc tem anjos já basta, prá gente acreditar que um dia, isso pode mudar.
    Bom adoreiiiiiii sua visita e fiquei curiosa prá ver seu sofá, adorei esse que postei mas ele tá muito caro $2.700 e ele mede 2 metros, ainda vou procurar mais e quem sabe chegar num valor que me cabe no bolso mas que seja o modelo que me agrade.
    Beijos e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  13. Ai amiga, vc sempre me emocionando... é bom começar o dia com vc. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  14. Tau, o que mais gosto em você é isso, você consegue nos fazer rir, pensar e sonhar!
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho!! Seu carinho me deixa mais FELIZ!!