terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Todos pela educação

Hello girls, hoje o papo é sério!
Carnaval acabando e as aulas voltando com força total, isso sim é importante! A educação é essencial, conhecimento é a única coisa que realmente levamos para toda a vida.
Hoje venho lhes apresentar o projeto Todos Pela Educação, que não é um projeto de uma organização específica, mas sim um projeto de Nação. É uma união de esforços, em que cada cidadão ou instituição é co-responsável e se mobiliza, em sua área de atuação, para que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma Educação de qualidade.
Vamos todos juntos lutar por um país com índice de analfabetismo zero, não queremos mais pessoas alienadas e sim cidadãos ativos, pensantes, críticos.
Vcs pais e responsáveis pelo futuro do nosso país, participem da educação de seus filhos, estejam atentos a qualidade do ensino, isso já é um passo para que a educação brasileira melhore.
Sei que devem estar pensando... "Quem é essa pirralha falando de educação, nem filhos ela têm?!"... pois é... sou apenas mais uma pessoa tentando fazer do meu país independente, não apenas como país, mas como nação.
Vc quer ajudar? Então tente seguir as regrinhas abaixo:
  • Nunca é cedo demais para seu filho aprender; falando, brincando e cuidando dele, vc já está ajudando a desenvolver as habilidades de linguagem que pode levá-lo a ser um leitor competente, alguém capaz de continuar aprendendo de tudo e com gosto pelo resto da vida.

  • Entenda a situação da Educação, só assim poderemos melhorá-la.

  • Dê o exemplo, seja coerente, suas atitudes refletem as suas convicções. Como estudar é importante, comece vc mesmo: estude. Seja curioso, pergunte, questione, procure entender, informe-se. Este é o melhor exemplo que vc pode dar para o seu filho.

  • Conheça e cumpa a lei. A Educação não é apenas um direito garantido por lei a todas as crianças e jovens brasileiros; é, também, um dever. No início do ano letivo, ao realizar seu dever de efetivar a matrícula da criança, os pais devem também procurar ter conhecimento do calendário escolar. As escolas precisam garantir pelo menos 200 dias letivos, com um mínimo de quatro horas de aula por dia, descontados os recessos e férias escolares. Isso é lei.

  • Mantenha canais de diálogo com seu filho. Ao conversar com seu filho, você poderá compreender melhor suas experiências escolares, verificar o que vem sendo aprendido, conhecer melhor o funcionamento e a qualidade do ensino oferecido pela escola e ressaltar a importância de uma boa formação para sua futura realização profissional e pessoal. É importante que seu filho perceba seu interesse, envolvimento e comprometimento com a Educação dele. Não restrinja o diálogo a problemas com as notas, estimule-o sempre a querer aprender mais, procure saber como está seu convívio social e, principalmente, mostre interesse pelo que ele está aprendendo. Perceba se ele está sendo bem aceito pela instituição. Pergunte diariamente o que ele pode lhe ensinar de novo.

  • Cobre o comprometimento do seu filho. Verifique se ele está cumprindo suas obrigações escolares, tais como o dever de casa, a freqüência às aulas e a disciplina em sala de aula. Incentive e reconheça o respeito aos professores e aos colegas, e o seu bom desempenho em atividades escolares e extracurriculares.

  • Evite faltas desnecessárias.

  • Acompanhe o dever de casa.

  • Incentive o hábito da leitura.

  • Fique atento ao desempenho do seu filho. Não basta mandar as crianças para a escola. Elas têm de aprender de fato o que está sendo ensinado. Acompanhe o boletim escolar do seu filho e, se for verificado um desempenho fraco, a primeira coisa a ser feita é procurar o professor ou a professora para saber o que está acontecendo, ouvir suas recomendações e combinar um esforço comum da escola, da família e do próprio aluno. Se for o caso, você pode também procurar a ajuda de alguma entidade que trabalhe com crianças em atividades complementares à escola. A criança com dificuldade tem direito a uma segunda chance, a uma atenção especial do professor, a uma oportunidade de participar de algum grupo de estudos da escola, para que possa superar sua dificuldade inicial e continuar aprendendo com sua turma. Por outro lado, se seu filho é bem avaliado pelos professores e tem boas notas, valorize isso, elogie-o, estimule-o a sempre querer aprender mais e incentive a conclusão da Educação básica na idade correta.

  • Demande Educação de qualidade para seu filho. "A escola só é boa quando o aluno aprende" - João Batista Araújo Oliveira. Cobre das escolas comprometimento com a qualidade do ensino oferecido, as qualificações dos professores, a adequação dos recursos e instalações escolares. Faça sugestões. Critique. Elogie. Participe de movimentos em prol de um ensino público de qualidade.

  • Informe-se sobre a qualidade da escola.

  • Conheça o funcionamento da escola.

  • Participe das reuniões da escola.

  • Converse com os outros pais de alunos.

  • Integre escola e comunidade. Os pais precisam estar dispostos a atuar para introduzir e integrar a escola na vida da comunidade e a comunidade na vida da escola. Todos só têm a ganhar com isso. A escola deve ser reconhecida como um dos centros da vida na comunidade, e essa pode colaborar com as iniciativas e projetos da escola. Apóie a abertura da escola para a comunidade, organize e participe de atividades extra-escolares que acontecerem nas dependências da escola e incentive outros pais e amigos para participarem também.

  • Exija uma Educação pública de qualidade.

  • Exija comprometimento dos gestores públicos.

  • Fiscalize os investimentos na Educação.

Vamos fazer da nossa Educação melhor! Vamos nos comprometer com o futuro do nosso país.

Eu vesti a camisa e vc???Se quiserem saber mais sobre o projeto, clique aqui.


"Eu, você, todos pela Educação!!!"

11 comentários:

  1. Tau, gostei muito !!!
    E aí como foi de carnaval, amiga?
    Beijos com saudades
    Vero

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse seu post! Acho que um dos maiores problemas do Brasil é a falta da educação como também a precariedade no ensino. Ótima sua iniciativa. Incentivando assim mais pessoas a lutarem por um ensino de qualidade no nosso país. Vou olhar o site que vc falou pra conhecer mais o projeto. bjss

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Tauana,
    Muito legal essa postagem!
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Educação é um caso seríssimo e merece mesmo um post bem feito como esse, Tauana!
    Ela começa e tem como base, pra vida inteira, na família, pois é ela quem vai saber moldar o carater da criança na hora certa, direcionar as dúvidas e orientar o adulto diante das dificuldades, e que deverá sempre lutar por leis mais eficientes, práticas e que, principalmente, as façam cumprir.

    Parabéns pelo post e obrigada por retribuir, tão gentilmente, a visita ao Dona Amélia! ;oD
    Um ótimo dia
    Bjo

    Patrícia

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia que por trás da "menina brincalhona" tinha uma mulher consciente e competente, é isso "todos pela educação", não devemos achar que a escola é quem tem que educar, os pais tem que fazer e muiiito a sua parte, estar presente na vida do filho, dar o exemplo, acompanhar a vida do filho fora de casa, o que faz na escola, quem são seus professores. Se houver maior comprometimento o ensino tende a melhorar e a taxa de delinquência tende a diminuir.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  6. Tauana! menina amei ler o texto, pessoa consciente , já passei por está fase com minhas filhas, e fui bastante responsável , e segui a maioria do descrito. Como fui prof. e trabalhei com pre-escola e alfabetização, trabalhei sempre consciente do meu trabalho, e de fazer a educação com afeto, todos tem condições de aprender, e sempre fui a favor de uma educação com prazer. Adorei saber um pouquinho mais de ti. Adoro teu nome. Beijocas Analú

    ResponderExcluir
  7. Tauna, adorei sua postagem de hoje...que essa resolução seja tomada por todos os pais..parabens pela iniciativa do post..
    tem sorteio lá no meu blog...passa lá
    beijos
    vi

    ResponderExcluir
  8. Amiga querida, que tudo esse post, adoreiiii
    flor estou tão resfriada, que ontem não consegui levantar da cama, muito mal mesmo, não me lembro da ultima vez que fiquei assim...e vc curtiu bastante o carnaval??? eu trabalhei nem sai de casa, o Augusto pulou no colégio, o marido tbm trabalhou nem pela tv eu vi rsrsrs...

    beijos te adorooo, obrigada por se preocupar tá?!

    ResponderExcluir
  9. Amiga, estou achando vc muito suscinta comigo... Sem tempo para tantas amigas né? kkk
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  10. amiga, não foram 30 dias não???? menina nem fala de correria, tá uma loucura isso aqui, e as aulas voltam segunda, minha sala tá toda quebrada ainda, tem cheiro de tinta pra todo canto. Afffff!!!! Vai lá no blog que preciso da sua ajuda, tem um desafio para nós.
    Beijooo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tauana, boa noite!

    Eu acrescentaria mais uma sugestão: valorizem os professores e não esperem que eles cumpram as funções que cabem à família, ok?

    Beijinhos,

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho!! Seu carinho me deixa mais FELIZ!!