segunda-feira, 21 de junho de 2010

A evolução da luz

O tempo passa e todo dia presenciamos a evolução nos diversos setores, o mundo caminha e a tecnologia invade nossos escritórios, nossas casas, nossos brinquedos, nossa vida.
Quando falamos em diversos setores, são diversos mesmos, e a lâmpada elétrica não fica de fora. A velha invenção de Thomas Edison a lâmpada incandescente é ainda muito usada e pouco mudou nos últimos 128 anos, porém, nos anos 30, as lâmpadas fluorescentes que geram luz a partir de uma mistura de gases num tubo revestido de fósforo e é mais econômica foi timidamente invadindo cada cantinho do planeta, substituindo as incandescentes em grandes ambientes e também, de modo crescente, nas residências.
De uns anos pra cá, com o avanço da tecnologia, surgiu a lâmpada LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz), ainda mais econômica, a tecnologia LED é bem diferente das duas anteriores. A lâmpada é fabricada com material semicondutor semelhante ao usado nos chips de computador. Quando percorrido por uma corrente elétrica, emite luz, e o resultado é uma peça muito menor, que consome menos energia e tem uma durabilidade maior.
Até pouco tempo, as lâmpadas LED eram empregadas principalmente em aparelhos menores, como lanternas e painéis eletrônicos, nos últimos cinco anos, começaram a aparecer em semáforos, na iluminação pública e na decoração externa de prédios, o que se está vendo agora é a migração do LED para dentro das residências.
E nesse clima evolução da luz, vários mimos pra nossa casinha ficar mais fofa e iluminada...
Uma almofada colorida, eu quero! A Moonlight (como é chamada) vem equipada com um sistema de luzes de LED coloridas que garantem um visual descolado e ainda um tratamento de cromoterapia (beleza aliada a saúde ui!). Até quem não acredita vai relaxar, nem que seja só pela maciez do produto. Para ativar o sistema de iluminação basta apertar o objeto, que funciona com 3 pilhas AA e pode ser comprado no site Thumb Supuk.
A designer mexicana Barbara Bona criou a Waterfall que, apesar de cumprir todas as funções de uma cortina normal, também ilumina a casa. Isso porque a peça vem com pequenas lâmpadas LED, que criam um efeito único e ainda ajudam a economizar no final do mês, pois consomem pouca energia. ADOREI!! Olha só o efeito que dá! O máximo!!
Os potes de guardar mantimentos tb entraram na "dança" e ganharam lâmpadas LEDs coloridas que se alimentam da enérgia solar durante o dia e acendem por meio de sensor quando o ambiente está escuro. Além do efeito estético incrível ainda não gasta enérgia elétrica, viva a sustentabilidade! As peças são vendidas pela loja on-line Think Geek e estão disponíveis também em azul e cor-de-rosa.
Banheiras coloridas e lindas já são tudo de bom, mas e se elas fossem multicoloridas?! Criada pelo designer italiano Jan Puylaert para a marca Wet, a LTT illuminated vem equipada com lâmpadas LED multicoloridas e programáveis. Por meio de um controle, dá para trocar a cor da peça, de acordo com o desejo do proprietário (ãh?). Pena que as bonitas não são vendidas no Brasil aff!
Nada melhor que chegar em casa depois de um dia estressante de trabalho e tomar um banho de chuveiro e de luz. Isso mesmo, de luz! Pelo menos é o que propõe o WaterTherapy (Aquaterapia, em português), da marca italiana Guglielmi. Com ele, é possível unir esse momento relaxante com a cromoterapia graças a 480 LEDs instalados em 480 jatos de água. É possível, ainda, escolher entre nove cores monocromáticas ou combinar vários tons. Um verdadeiro banho arco-íris, que, por enquanto, só está disponível para os italianos. (Snif Snif).
O único problema da lâmpada LED é o preço ainda muito caro, apesar de já ter caído bastante com o passar dos anos. Entretanto, enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000 horas, a LED rende entre 20.000 e 100.000 horas de uso ininterrupto.
Essa tecnologia não está se tornando apenas mais barata. Está também mais eficiente, iluminando mais com a mesma quantidade de energia. Uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia elétrica que consome. As lâmpadas LED convertem até 40%. Essa diminuição no desperdício de energia traz benefícios evidentes ao meio ambiente. Nos países em que a eletricidade é produzida a partir da queima de combustíveis fósseis, essa economia significa nove vezes menos gases do efeito estufa na atmosfera. Se metade de toda a iluminação mundial fosse convertida à tecnologia LED até 2025, seria possível economizar 120 gigawatts de eletricidade. Isso reduziria as emissões de dióxido de carbono em 350 milhões de toneladas por ano. As lâmpadas LED são a prova de que o desenvolvimento tecnológico é a forma mais eficiente de combater o aquecimento global.
Então galera, vamos entrar de cabeça na "onda" LED, gastamos um pouquinho mais agora, porém vamos demorar mais a gastar de novo e ainda estaremos ajudando o meio ambiente e deixando ele muito mais feliz para nossos filhotes!!
Viva a tecnologia que pensa no futuro do nosso planeta!!
* Créditos: Revista Casa e Jardim e Revista Exame

7 comentários:

  1. Ai que lindo esses potinhos com luz!!!!rsrsrs
    lindos, eu quero muitos e coloridos!
    bjs....

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse post, Tau!! Iluminação é tudo para uma casa né?! Uma pena que não sabia disso qdo me mudei para o apertamento então é tudo bem simples nesse quesito. Mas no próximo eu vou caprichar! Esses potes de luz são tudo, eu vivo paquerando, mas o preço é bem salgadinho hehehe
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  3. q tudo essa almofada iluminada e colorida!!! muito linda, parabéns pelo post, adorei!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Tau...td bem?

    Que saudade que eu estava do seu cantinho, continua gracioso como sempre!!!

    Amei a cortina e a banheira, lindas!!!

    Bjinhos e Boa Semana!

    ResponderExcluir
  5. Tau,e o mundo não para mesmo né!!!É evolução pra tudo quanto é lado rsrsrrs eu amei a primeira imagem, quero uma almofada assim tbm srsrs
    Beijinhoss e boa semana flor.

    ResponderExcluir
  6. Oi..Tau..realmente é muito lindo..adoro essas maravilhas que estão surgindo, pena que nesta minha reforma, o bolso não me deixou nem pensar em uma iluminação diferente rsrs.Quem sabe na próxima rsrsr
    Bjooooos

    ResponderExcluir
  7. Lí tudinho, e olha que é longo com muita atenção...bjks...com carinho Tauana....Gil

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho!! Seu carinho me deixa mais FELIZ!!