quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que têm embaixo da escada?

Hello a todos!
Gente tá tão frio aqui em Campinas, fala sério, vou virar picolé!
Hoje vou falar um pouquinho daqueles espaços que ficam embaixo da escada e dão o maior nó na nossa cabeça do que fazer para apoveitá-los.
Essa postagem surgiu porque minha amiga mãe da "minha" pequena Lívia, vai daqui a pouquinho começar a erguer a parte superior da sua casinha e tá na maior dúvida do que fazer com o espaço embaixo da escada.
Para chegar aos finalmentes do que fazer com esse espaço, primeiro é necessário um projeto e o que se pretende dele. Há casos em que a escada foi feita para não ter nada embaixo, apenas para dar amplitude ao ambiente ou mesmo valorizar um elemento arquitetônico.
Mas se esse não é o seu caso e tá lá aquele espação vazio precisando de valorização, têm muita coisa legal que dá pra ser feito, inclusive com pouca grana. Espie algumas imagens inspiradoras...
Créditos: Revista Casa e Jardim
Esse espaço foi aproveitado com colméias que armazenam garrafas de vinho. (Look para o corrimão de vidro!)Nichos tb são bacanas e servem para guardar alguns objetos que usamos no dia a dia como bolsas, guarda-chuva, casacos... achei muito legal esse móvel no chão que serve de banco, assim como os cestos dentro dos nichos que deram um toque bem legal a decoração.Ou ainda pra quem têm pouco espaço para guardar as bugigangas, é possível compor armários discretos como os da imagem ou ainda com portas fecho-toque lisas.Montar seu home office embaixo da escada é o que há para quem não têm um quarto disponível só pra isso, ou mesmo para que seja um ambiente de livre acesso a todos que frequentam a casa. Os dois projetos estão incríveis, mas o segundo com essa estante planejada com vários nichos abertos, onde se pode visualizar o outro ambiente da casa e um suporte enorme para CDs ficou um luxo!Um barzinho tb fica show, sem contar que tá tudo ali na mão pra um evento no conforto da sua casa.Aqui a cozinha fica embaixo da escada, um super aproveitamento de espaço, compacta porém moderna e organizada.Nas duas imagens acima, o espaço foi aproveitado para os equipamentos de áudio e vídeo sob móveis baixos; mas tb pode ser feito uma base de alvenaria para apoiar os equipamentos, assim como usar a TV suspensa, paralela a escada.Pra fofocar, descansar, ler, ouvir música... uma decoração sóbria e outra bem descolada. (Eu fico com a descolada, muita cor, muita vida!).E se tá faltando grana pra um projeto daqueles, um cabideiro de parede ou mesmo de chão deixam o seu cantinho bem elegante e descontraído, sem aquele ar de "nada" rs.

Créditos: Revista Casa e Jardim

E ainda dá pra fazer um jardim bem lindão, desde que a escolha das espécies siga algumas regras. Segundo o paisagista Roberto Riscala (em matéria realizada a Revista Casa e Jardim), o jardim não pode ultrapassar o limite da área da escada, portanto, evite plantas que cresçam na lateral e verticalmente; se houver insolação, use zamioculca, asplênio, agave e alguns tipos de bromélia, agora se a área for de sombra, prefira pacová, lírio-da-paz ou palmeira-ráfia. (Não me perguntem que plantas são essas, só sei qual é a bromélia porque marido me deu uma a uns meses atrás e eu matei aff! Não entendo nada de plantas.)

Bom acho que agora só basta minha amiga e vc escolher uma das idéias e mãos a obra!

"Tauana até ficou com vontade de ter uma escada dentro do apê rs e confessa que não saberia qual idéia escolher! rs."

9 comentários:

  1. Menina!! Quantas dicas!!! O dia que eu tiver uma escada em casa hauhaua ou melhor, o dia em que eu tiver uma casa com escada hahaha quero colocar um banquinho estreito fofo e um lindo cabideiro... hehehhe
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  2. Gostei, mas acho aquele sofazinho verde meio perigoso paras as cabeças distraídas..heheheh..beijocas!!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse assunto; espaços bem aproveitados!
    Amei esse post!
    Beijos lindona

    ResponderExcluir
  4. Esse espaço da escada é pouco, mas quem não aproveita é louco....rssss.....genial a cozinha, só que essa escada é bem aberta......bjks....Gil

    ResponderExcluir
  5. Adoramos as idéias... lá na nossa casinha vamos fazer um jardim embaixo da escada... ainda estamos meio a decidir o estilo, então, se achar mais jardins debaixo de escadas por aí, me avisa! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Lindas as ideias esses espaços nem sempre são lembrados né?!
    Parabéns pelo post.
    Beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  7. minha mae tem uma escada linda que nao tem nada embaixo, ela ia fazer um jardim, morreu tudo e ela desanimou... essas ideias estao incriveis... beijinhos, bom feriado e passa lá no blog que tem sorteio da Corrente do bem!

    ResponderExcluir
  8. Tau, adorei as ideias miguxa!!!!Eu bem que gostaria de ter aquele cantinho para ler, relaxar e fofocar rsrsrsrs super aconchegante.
    Bom feriado, beijinhoss.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho!! Seu carinho me deixa mais FELIZ!!