quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aprendizado entre pais e filhos...

"Um dia, um pai de família rica, grande empresário, levou seu filho para viajar até um lugarejo com o propósito de mostrar o quanto as pessoas podem ser pobres. O objetivo era convencer o filho da necessidade de valorizar os bens materiais, o status, e o prestígio social. O pai queria desde cedo passar esses valores para seu herdeiro. Eles ficaram um dia e uma noite numa pequena casa bem simples, de um morador da fazenda de seu primo.
Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:
- E aí filhão, como foi a viagem para você?
- Muito boa, papai.
- Você viu a diferença entre viver na riqueza e viver na pobreza?
- Sim pai! - retrucou o filho, pensativamente.
- E o que você aprendeu com tudo o que viu naquele lugar tão pobre?
O menino respondeu:
- É pai, eu vi que nós temos só um cachorro em casa, e eles têm quatro. Nós temos uma piscina que alcança metade do jardim, e eles têm um riacho que não tem fim. Nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas fluorescentes, e eles têm as estrelas e a lua no céu. Nosso quintal vai até o portão de entrada e eles têm uma floresta inteirinha. Nós temos alguns canários numa gaiola e eles têm todas as aves que a natureza pode oferecer-lhes, soltas!
O filho suspirou e continuou:
- Além do mais, papai, observei que eles oram antes de qualquer refeição, enquanto nós sentamos à mesa e falamos de negócios, dólar, eventos sociais, daí comemos, empurramos o prato e pronto! No quarto onde fui dormir com o Tonho, passei vergonha, pois não sabia sequer orar, enquanto ele se ajoelhou e agradeceu a Deus por tudo, inclusive pela nossa visita à casa deles. Lá em casa, vamos para o quarto, deitamos, assistimos TV e dormimos. Outra coisa, papai, eu dormi na rede do Tonho e ele dormiu no chão, pois não havia rede para cada um de nós. Na nossa casa colocamos a Maristela, nossa empregada, para dormir naquele quarto onde guardamos entulho, apesar de termos camas macias e cheirosas sobrando.
Conforme o garoto falava, o pai ficava estupefato, sem graça e envergonhado. O filho na sua sábia ingenuidade e com o seu brilhante desabafo abraçou o pai e ainda acrescentou:
- Obrigada, papai, por ter me mostrado o quanto somos pobres!"

Acredito que não é o que temos, o que fazemos ou onde estamos que irá determinar a nossa felicidade; mas o que pensamos sobre isto. Tudo o que temos, depende da maneira como olhamos e valorizamos as coisas. Quando cultivamos o amor e deixamos florescer em nós atitudes positivas como a generosidade e a benevolência, então... temos tudo!!
Pense nisso!!!

7 comentários:

  1. Oii Ta!!! Tudo bem??
    Li o texto e amei...ainda bem que o garotinho não pensava como o pai dele né...

    Um beijo
    Aline
    de-coracaoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tauana!

    É, tudo depende do ponto de vista, positivo ou negativo.

    Beijo,

    ResponderExcluir
  3. Amiga , tem sorteio maravilhoso de um cobre leito no meu blog, presente de aniversario pra vcs minhas amigas. Passa lá estou te esperando !!!
    Bjs Leila

    ResponderExcluir
  4. é verdade!!!Temos que repensar muitas coisas!!Amei este texto,vou repassar!!Bjs!1

    ResponderExcluir
  5. Gracinha de texto, bom para refletir.
    Obrigada por sua visitinha. Embora meu sofa seja branquinho, o que salva e a capa que volta e meia vai pra maquina, meu marido tb e um pouquinho estabanado, tenho crianças e cachorro em casa, entao so com capa mesmo. Bjks.

    ResponderExcluir
  6. oi Tauana - convite espcial pra ti -
    tem sorteio fofo de uma anijinha da luz
    super fofa
    te espernado lá ..
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  7. Oi Tauana!
    Bem legal esse texto! Pra gente pensar e repensar certas coisas!
    Estava fuçando o seu blog pra achar aquele criado mudo que você reformou. Acabei de comprar 2 num brechó, parecidíssimos com o seu. Também quero pintar de branco ou fazer uma pátina.
    Me diz como você fez!
    Beijinho!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho!! Seu carinho me deixa mais FELIZ!!