domingo, 17 de janeiro de 2010

Quem canta seus males espanta...

Eu gosto de cantar! Sou daquelas pessoas que você encontra cantando sozinha no carro, pois é, eu canto sim, dirigindo, no chuveiro, enquanto trabalho, com fones de ouvido, no karaoquê... e digo mais, um dos meus sonhos de infância era ser cantora, assim como a Sandy rs.
E hoje me deparei com um artigo muito legal na net que vocês podem conferir na integra aqui, onde a jornalista Mônica Martinez Luduvig, relata que quem canta garante sua beleza, através da entrevista com a diretora de teatro e atriz Sílvia Poggetti , especialista em sons.
A mesma afirma que o canto não deixa de ser uma terapia, por aliviar tensões. Na proposta da cultura oriental, por exemplo, cantar e orar descansa a mente. Neste mesmo contexto entra a eficácia da meditação, chega um momento em que você não percebe mais que está orando ou cantando, que você realmente relaxa a mente.
Além do alívio, cantando a pessoa tb se expressa com movimentos, o que é positivo, pois com isso descarregamos o estresse e ganhamos qualidade de vida.
A especialista propõe ainda cinco exercícios, que segundo ela, é ideal praticarmos por 20 minutos diários. Vamos selecionar um canto tranqüilo, fechar os olhos e...
1º Perceber nossa respiração - Sentados ou deitados, devemos nos sentir presente no momento em que inspiramos e expiramos. Se pensamentos ou algo que vem de fora nos distraírem, devemos voltar. Temos que repetir por 5 minutos.
2º Façamos uma massagem sônica - Som é vibração e tem o poder de massagear o corpo. Deitados em um lugar confortável, devemos emitir um zzzz, como se fossemos uma abelha, por 5 minutos. A prática auxilia a circulação e, por isso, podemos sentir formigamento em algumas áreas. Se percebermos que alguma região não vibrou como deveria, pode ser que ela contenha algum bloqueio físico ou emocional. Para removê-lo, devemos repetir com freqüência.
Fortaleçamos o diafragma - Sentados com a coluna ereta e o abdômen contraído, devemos emitir um ssssss longo (soa como 'si' de silêncio) por cerca de 5 minutos. Em seguida, devemos treinar por mais 5 minutos ssss curtos, sentindo a barriga subir e descer. A atividade força o diafragma, músculo que separa a cavidade torácica da abdominal, melhorando a vitalidade geral.
4º Apuremos nossa voz - Com a boca fechada, devemos emitir o som de mmm por 5 minutos. É necessário que a gente observe a vibração dos lábios: o som estimula a percepção do céu da boca, que funciona como uma caixa acústica e favorece a voz. Se prestarmos atenção, observaremos como o timbre melhora.
5º Harmonizemos corpo e espírito - Devemos nos prepar para emitir um som harmônico: com suavidade iremos pronunciar as vogais, partindo das mais graves às mais altas e voltando às graves - U - Ó - A - É - I - Ê - A - Ô - U. Se tivermos sorte, entre os graves ouviremos um tom agudo, que são harmônicos vibrando com seu poder curador!
Solte sua voz sem medo, já que estudos dizem que cantar reduz a tensão, benefícia o corpo e a alma e ainda deixa a gente mais relaxada e bonita, vamos ser felizes para sempre, cantando mesmo que seja no chuveiro, entre as quatros paredes do banheiro, que falando sério têm
uma acústica perfeita. Adoroo!!



"Canta e cantar e canta a beleza de ser um eterno aprendiz... Por isso é que eu canto não posso parar... "

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oie, Tauana! Também amo cantar! O tempo todo no chuveiro, no carro, em casa rsrs. Muito bom. Gostei dos cinco exercícios! Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu cantava um montão! Não de cantar um monte e bem, mas sim em quantidade! hehehehe
    Mas agora eu estou caladinha, acho que me reprimi no apartamento, todo mundo tão perto, antes era casa então eu abria a goela! hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. tauana ! tem selinho para ti no meu blog, passe lá. beijocas Analú

    ResponderExcluir
  5. nossa, eu tb adoro cantar, me faz muuuiito bem!

    ResponderExcluir
  6. Tau, esses "exercícios" me fizeram lembrar de quando fazia sessões de fono. Posso garantir que relaxam mesmo!
    Quanto a cantar, rssss não tenho voz nenhuma,dizem até que sou afinadinha mas sou meio rouca de tanto dar aulas em quadras abertas e lidar com turmas alvoroçadas, sabe como é?
    Mas eu amo cantar mesmo assim, toco um pouquinho de violão e de vez em quando fazemos uma cantoria por aqui.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Amiga querida sumi mais ja apareci rsrsr fui para praia kkkkk amanhã eu te ligo qual é o melhor horário?
    beijos saudades.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho!! Seu carinho me deixa mais FELIZ!!