quinta-feira, 1 de julho de 2010

Simplifique sua vida...

O mundo está em constante desenvolvimento, a cada dia vemos novidades ultra modernas e a tecnologia invade nossa vida, mas será que estamos preparados pra ingerir toda essa "coisa" futurística, ou dentro de nós ainda buscamos o simples? Aquilo que nos enche os olhos e o coração?
Segundo uma reportagem da Revista Casa e Jardim o mundo busca a simplicidade. Viver com o essencial e com o que é significativo para nós faz o dia-a-dia melhor, e o simples não quer dizer feio ou destituído de conforto, quer dizer autêntico.
Colocar os pés no chão, esconder o emaranhado de fios, comer macarronada e resgatar o crochê feito pela avó põem prazer na casa e na vida.
E como trazer mais simplicidade pra nossa casa? Vamos as dicas...
Móveis vibrantes: Não dá mais para conviver sob o mesmo teto com o móvel de madeira escuro herdado dos seus pais? Ótima desculpa para pintá-lo. Escolha uma cor que goste muito e mãos a obra. Vai dar um up na sua casa! E o legal é que estará resgatando e construindo uma história.
É preciso valorizar as coisas de família, porque são esses elementos que constroem o ser humano. Você pode ser moderno, clean e exibir um objeto cafona que era da sua mãe. Isso é ser autêntico!Frutíferas para um jardim “de interior”: Se você precisa eleger duas ou três plantas para a sua casa, aposte em frutíferas. "Elas aludem à infância, ao quintal da casa de interior, e atraem pássaros", diz a paisagista Paula Galbi. As espécies mais indicadas e com porte mais elegante são a jabuticabeira, a laranjeira-kinkan, a romãzeira e a pitangueira. Plante espécies a partir de 1,60 m de altura. Em vasos, o diâmetro mínimo para acomodá-las é de 50 cm.
Plantas deixam nossos dias mais alegres!! E já imaginou quando as bonitas começarem a dar frutos? Nham!! Nham!!Fios ocultos: Se a fiação não foi embutida e programada no projeto de instalações da casa, uma reforma limpa é suficiente para ocultá-la. Lance mão de painéis de madeira e de gesso ou faça furos atrás dos móveis para esconder os fios. A limpeza visual do home theater ou do escritório é essencial para aumentar o aconchego do ambiente.

Música, sempre: Independentemente do estilo musical, ligar o som logo que se abre a porta de entrada é garantia de prazer, faz a gente se desligar um pouco dos problemas e deixar o mundo externo lá fora. É uma atitude trivial que pode tornar mais amena a hora da faxina, do contato com as crianças, dos afazeres culinários...
Brinquedos no lugar: No quarto das crianças, a arrumação dos brinquedos é tarefa delas. Crianças a partir de 4 anos podem realizar essa atividade com consciência. Após a brincadeira, estabeleça a rotina de guardar os brinquedos, mesmo que a criança execute-a incorretamente. A idéia é que se torne um hábito. Caixas de vime com tampa, baús e sacos coloridos servem para armazená-los. Tudo deve ser ensinado desde cedo: jogar a roupa usada no cesto de roupas sujas, pôr no lixo aquele quebra-cabeça em que faltam peças e doar os brinquedos fora de uso, afinal pra que ficar acumulando, têm um monte de crianças que não têm condições e queria muito um brinquedo "novo".
Cafezinho em segundos: Nada como despertar com o cheirinho de um café fresco. Seja no antigo modo com um feltro "valita" ou numa cafeteira superpotente. Cafeteira superpotente? E a simplicidade onde fica? Na economia de tempo para você e sua família. Não é à toa que a indústria de tecnologia voltou-se para a criação de equipamentos com múltiplas funções.
E quer coisa mais simples – e mais gostosa – do que acompanhar o café com bolinhos de chuva? (Tauana está apaixonada pela cafeteira da foto!).
Flores do quintal: Faça arranjos com as plantas que você tem no jardim de casa ou do vizinho (não esqueça de pedir, nada de ficar furtando as flores do vizinho heim! rs). Basta cortar um galho florido da base da planta e colocá-lo no vaso. Um ramo de primavera em flor muda o astral da casa. Quem gosta de perfumá-la nem precisa de incensos ou velas. Basta escolher espécies cheirosas. O manacá-da-serra, a dama-da-noite e o jasmim-estrela são boas opções.
Cheiros triviais pela casa: Imagine chegar em casa e ser recebido por um jasmim-brilhante ou uma trepadeira de perfume suave. Aí você entra no quarto e, junto à janela, florescem e exalam perfume as rosas, bem ao alcance das mãos, para o corte. Incrível né?! E segundo a paisagista Sylvia Ribeiro da Luz, da Topiária Paisagismo, que incentiva o plantio de espécies perfumadas pelos quatro cantos da casa, não há como enjoar dos aromas porque as plantas os lançam em períodos diferentes do dia (então vamos abusar galera!). Na ausência das plantas, use essências como alfazema, jasmim, laranja, limão, melancia, cravo e canela.
Receita: misture três partes de essência, cinco partes de álcool de cereais e duas de água e borrife no ambiente.
Tudo num lugar só: Sem estresses na hora de setorizar a casa na falta de paredes ou de cômodos, isso não é um problema. O escritório, a sala de TV, a cozinha e a sala de jantar podem habitar o mesmo espaço. Livre-se dos excessos de cada ambiente e tenha apenas o indispensável. Se a visão da cozinha não pode ser parcialmente escondida por um balcão, inclua um biombo como na imagem.Louça desemparelhada: Você vai receber um grupo de 18 pessoas em casa e se dá conta de que seus jogos de jantar são para 12. Hora de misturar a louça. Mescle pratos, copos e talheres sem regras e com bom humor. Vale cor com transparência, flores com listras... E vá além: dê novos usos aos utensílios. Use o copo de vodca para servir o caldo frio, a taça de champanhe bojuda para o sorvete, o hashi como espetinho e os bowls para a salada. Vai ficar muito legal!!Casa flexível como você: Nem tudo é eterno, e a decoração está incluso nesse tudo. Mudar os móveis e quadros de lugar ou trocar o estilo dos móveis é uma forma eficiente de atualizar a casa. As mudanças pessoais desencadeiam a necessidade de alterações físicas. Por que manter aquela parede preta na sala se hoje vive-se uma fase cor-de-rosa? Se os filhos saíram de casa, se você perdeu muito peso ou se está à procura de um novo amor, aproveite para mudar o humor do ambiente doméstico. Toque pessoal: Arteira ou não, é possível dar um toque pessoal à casa com peças feitas por você. A colcha de crochê ou fuxico, o porta-retrato de conchinhas e as fotos de viagens ampliadas criam a história do seu lar. Vá ao supermercado e compre o vidro de azeite que ficará bonito como base de um abajur, ou vinhos, daquelas de garrafas coloridas, que ficam lindos com uma flor no parapeito da janela.Prazer no banho: Mais do que ter o poder de revigorar o corpo e o espírito, a hora do banho é propícia para turbinar a idéia de uma casa gostosa. Imagine uma pilha de toalhas gigantes e felpudas, bem sequinhas e macias, à espera do uso, do lado de fora do boxe; ou, dentro de uma cumbuca, uma pilha de sabonetes coloridos, com perfumes diversos; ou, ainda, um banho de ervas para o enxágüe final. Texturas, cores e aromas no ambiente doméstico deixam a vida mais prazerosa.Comidinha simples é muito chique: O segredo para receber com informalidade e sofisticação, é estar seguro do que será servido. Escolha receitas facéis, de pratos triviais, e sofistique na apresentação. Uma boa massa pode ser incrementada com muito manjericão fresco ou com amêndoas cortadas em lascas.O frango comprado pronto, se servido com um cuscuz marroquino, que é simples de fazer e barato, será bem recebido. (Bom, eu fico apenas com o macarrão rs).
Vasos improvisados: As garrafas de vinho e de água podem virar vasos para flores. Reúna modelos com formato ou rótulo atraente e monte um arranjo de mesa. Uma flor em cada gargalo é suficiente, mas não há regras, pode tb usar várias flores (isso a gente tira de letra rs).
E no final percebemos que as coisas simples são muito mais prazerosas e nos deixam mais feliz, com tempo para viver mais e se preocupar menos.
"A simplicidade reina no meu íntimo!"

9 comentários:

  1. Adorei as dicas, Tau! Super reais, atuais!!!

    ResponderExcluir
  2. ola!!! gostei das dicas tb! lendo assim...da animo pro pessoal fazer ne!! afinal as ideias sao pra todos!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  3. nossa que post gostoso de ler , Tauana ... as dicas são valiosas , final de semana peguei a estrada com a turminha na volta fiz meu marido parar para que eu pudesse colher umas florzinha laranja que dá assim aos montes minha bisa chamava de flor de São João que só aparece nessa época , mas infelismente não aguentou chegar em casa , murchou então o jeito é (roubar) ops pedir na vizinha hehehehehe bjo .Bom jogo pro brazuca !

    ResponderExcluir
  4. Tauana, estou gostando bastante do jeito que está indo seu blog...muito bom...viu....bjks....com carinho...Gil

    ResponderExcluir
  5. Tau minha flor, não me chama de fujonaaaaaaaaaaaa, eu sei que to em falta contigo, né?
    Menina, imagine a copa, feriados extras, alunas e uma louca que resolveu mudar tudo, pintar paredes e arrastar vasos, e tudo isso sozinha?
    Imagina que amanha vou pintar A FRENTE INTEIRA do atelier, reza por mim, amiga!!!!
    Tau, este post foi uma bênção pra mim, eu amei!!! o que é a tela da primeira foto, eu querooooooooooooo!!!
    Volto logo, não me abandone, te adoro demais da conta!!!
    Beijosssssssssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  6. Que dicas boas,vou procurar usá-las!!Beijos minha querida!!

    ResponderExcluir
  7. Tudo lindooo...amei!!!
    Beijos!

    http://myblogsaborear.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Tau, esse post é minha cara. Lendo suas dicas, pensava: sou eu, mas pra ser eu por complento ainda falta riscar da minha listinha a jabuticabeira e a cafeteira vermelha.
    Beijocas em ti.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post Tauana, ficou muito legal!!!
    E eu concordo com tudo que colocou aí... parabéns!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho!! Seu carinho me deixa mais FELIZ!!