segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A linda simplicidade de uma colônia polonesa

Boa tarde meninas...
Eu já havia ouvido falar vagamente no nome João Urban, mas nunca me interessei por mais detalhes, uma vez que quem é João Urban? rs.
Mas a vida é mesmo engraçada e quando percebemos estamos pesquisando sobre a vida de uma pessoa simplismente porque ela nos encantou de alguma maneira... e foi assim comigo... eu estava nas minhas andanças virtuais quando me deparei com imagens singelas, lindas, de um conteúdo histórico incrível e minha curiosidade me levou ao mundo da colônia polonesa de Curitiba, um mundo fotografado por João Urban. João Urban nasceu na cidade de Curitiba/PR no ano de 1943 e é fotográfo publicitário desde 1977, nessa tragetória, realizou ensaios fotográficos sobre bóias-frias e imigrantes poloneses no Paraná.
Sendo filho de pai polonês e de mãe filha de imigrantes poloneses, sentiu necessidade e interesse em documentar suas raízes e memórias, após ser convidado por um Banco para fotografar as colônias polonesas perto de Curitiba para uma exposição em homenagem ao Papa João Paulo II, quando este visitou o Brasil em 1980. Daí surgiu a idéia do livro Tu i Tam (Aqui e Lá) - Memórias da imigração polonesa no Paraná.
Assim nos presenteou com essas imagens maravilhosas de pessoas simples de muito bom gosto que preservam sua cultura e semelhanças a mais de um século...

Me falem se não é espetacular cada detalhe?!

Nas paredes de suas casas de madeira, exibem ainda as últimas memórias de uma terra distante... conservam sua ascendência através do fenótipo, ou seja, suas características físicas, da fé fervorosa na religião católica e da língua polaca antiga.

Ai ai gente tô encantada com essa beleza sutil... tantas cores, tantos detalhes!!


Créditos: www.luciaguanaes.com


"Coisas simples que embelezam nossa vida me faz feliz!"

11 comentários:

  1. Oi Ta!! Posso te chamar assim?! hehehe
    Amei conhecer um pouco mais sobre esse fotografo, eu já tinha me deparado com essas fotos mas não tinha pesquisado! Adorei!!!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, é mesmo apaixonante esse "banho" de cores e detalhes.SENSACIONAL !!!
    bjs,
    lena

    ResponderExcluir
  3. adorei estas fotos ficaram lindas tem tanta coisa ali que eu queria ter aqui em casa parabens beijos

    ResponderExcluir
  4. Tauuuuuuuuuuuuuuuuu, amei este post, amiga!!! obrigada pela paciência em compartilhar estas imagens mará!!! Cada detalhe, dá pra ficar horas olhando e achando coisas novas!!!
    Beijãoooooooooooooo
    Vero

    ResponderExcluir
  5. Tá, que lindas imagens, adorei...

    beijos no coração

    ResponderExcluir
  6. OLÁ tAUANA, VEJA COMO SAÕ AS COISAS, A GENTE FALANDO EM NOVAS TENDÊNCIAS NA DECORAÇÃO, EM PRESERVAR AS MEMÓRIAS DA FAMILIA,ETC, ETC, ETC.... E ESSES MIGRANTES DANDO UM SHOW DE ORIGINALIDADE , ENFEITANDO SUAS MORADAS COM O CORAÇÃO, TRANBORDANDO AMOR, PRINCIPALMENTE PELOS SEUS ANTEPASSADOS.
    BJS.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o post, Tau ! As fotos eu já tinha visto por aí. Valeu pela história :-) Que casas maravilhosas, autênticas !

    Ahhhhhhhhh podexá que faço um verde pra você quando chegar a hora !

    Bjs, querida !

    ResponderExcluir
  8. Ta, e você reparou que mesmo tendo tantas infomações numa mesma parece ou ambiente, ainda assim é organizado e enchem nossos olhos com a beleza da simplicidade!

    Amei o fogão com a planta em cima da última foto!

    ResponderExcluir
  9. muito linda.......
    a Felicidade está presente nas coisas mais simples da vida....não precisamos de muito para ser Feliz, amei tudo isso . Obrigada por compartilhar conosco, bjo ( Adri )

    ResponderExcluir
  10. Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa semana.
    bjsss


    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir
  11. Adoroooo os detalhes...
    Achei muito bacana...

    Beijinhos

    Vane

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho!! Seu carinho me deixa mais FELIZ!!